Película "El Estudiante" . Trabalhando a auto estima dos jovens e adultos que resolvem voltar a estudar.



Relatório de Filme - O Estudante

Ficha Técnica


Título: O Estudante/ Original: El estudiante 
Diretor: Roberto Girault 
Elenco: Jeannine Derbez, Cuauhtémoc Duque, Pablo Cruz, Jorge Lavat, Norma Lazareno, Daniel Martínez, Siouzana Melikian, Jorge Luis Moreno, Cristina Obregon, José Carlos Ruiz, Silvia Santoyo
Duração: 96 min./ Ano: 2009 
País: México/ Gênero: Drama 
Distribuidora: Califórnia Filmes 
Sinopse: Chano (Jorge Lavat) tem 70 anos e resolveu se inscrever para cursar Literatura na faculdade. Com isso ele passa a lidar com os jovens, um universo bastante diferente do qual está acostumado. Entretanto, sempre tendo Dom Quixote como exemplo maior, ele enfrenta as barreiras causadas pela diferença de idade e faz novos amigos. Até que um dia um acontecimento inesperado o atinge em cheio, fazendo com que seus novos amigos tenham que auxiliá-lo.

O Estudante: Uma demonstração de amor ao conhecimento


O personagem Chano decide voltar a estudar e inscreve-se no curso de Literatura, podemos acompanhar no filme que ao cogitar a possibilidade de tal feito Chano se vê intimidado pela filha que acredita que o pai fará papel de ridículo ao retornar aos estudos com 70 anos de idade. A esposa a princípio não concorda com a decisão tomada pelo marido porque desejava desfrutar junto a ele o tempo lhes restava, mas no decorrer da história mostra-se companheira e motivadora, a mesma o acompanha na efetuação de sua matrícula, episódio em que novamente é vítima do preconceito da atendente que o indaga sobre a presença do filho ou do neto que deseja cursar a universidade.
Na universidade o senhor sente o preconceito dos jovens alunos e até mesmo do professor que em determinado momento o excluí da participação numa peça baseada na obra de Miguel de Cervantes, intitulada Dom Quixote, alegando que Chano não se adaptaria as exigências do trabalho. Dessa forma, o professor adota uma postura autoritária, menospreza o conhecimento e a capacidade de seu novo aluno. 
Este filme apresenta diversas passagens interessantes como, por exemplo, o momento em que Chano visita a universidade com a neta antes de matricular-se e o “cuidador e zelador” da biblioteca o surpreende no local e questiona sua presença ao passo que o primeiro lhe responde “a porta estava aberta” e o zelador lhe diz “as portas da cultura como as da igreja e aquelas da política estão sempre abertas ou deveriam estar” e quando a neta de Chano questiona o cuidador sobre ela ser grande ou não, responde “aqui todos somos grandes e todos somos pequeninos, todos somos o que queremos ser, o que a nossa imaginação nos permite ser”, mas mesmo tendo essa visão ele expulsa Chano e sua neta alegando que o espaço só pode ser utilizado por alunos regularmente matriculados e mantém a porta fechada para que qualquer um não entre. Vemos aqui a importância atribuída ao ato de ler, a ciência de que a leitura pode nos levar a lugares distantes para conhecermos outros mundos possíveis e que a escola ou universidade poderia contribuir com o acesso a cultura permitindo consultas ao seu acervo. 
No decorrer do filme podemos ver que Chano conquista a estima dos jovens alunos que tornam-se seus amigos e ele um grande incentivador do potencial deles. Assim, o senhor acaba sendo convidado para uma festa com a turma e nesse episódio vemos que apesar de todos os presentes terem nascido em épocas distintas, possuem a mesma essência, passaram por crises e problemas e tem desejos e sentimentos semelhantes e próprios das diferentes fases da vida, o que faz com que Chano seja um conselheiro dos jovens em determinados momentos. 
Como a preparação para encenação da peça não estava fazendo sentindo para os alunos, os mesmos buscam o auxílio do colega mais maduro que lhes diz: “as grandes obras estão cheias de sabedoria de vida, no entanto, para encontrá-la temos que fazê-la nossa e para entendê-la deve-se compartilhar, dizê-la não apenas ler, explicar não apenas escrever” e assim Chano os induz a ler e interpretar passagens da obra de Cervantes para os transeuntes da cidade e com isso os jovens vão atribuindo significado ao romance. 
Dessa forma, Chano nos mostra o quanto o conhecimento conquistado pela sua experiência de vida é tão importante quanto o acadêmico, o quanto esses saberes são primordiais na construção de novos conhecimentos e que o contato com a literatura de qualidade pode transformar o ser humano e seu ponto de vista sobre as relações que estabelecemos com o outro em diversos contextos sociais e sobre os mecanismos constitutivos da sociedade, do que está sendo, de como estamos sendo no mundo. 
No final do filme o estudante perde sua esposa e acaba se afastando dos estudos, pois sente-se sozinho no mundo sem a sua companheira e razão de sua existência, com o passar dos meses e com o incentivo de seus jovens amigos Chano retoma os estudos. 
Em vista das observações feitas acima, podemos concluir que Chano possuía saberes que a escola/universidade não nos ensina, conhecimentos que foram frutificados no campo da vida e que são repletos de significação. 
Este filme contribui para minha formação porque pude estabelecer relações entre o enredo, o conteúdo ministrado em aula e a função do professor ao trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Percebi que os saberes deste público devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, sua experiência de vida deve ser respeitada e é carregada de significação que pode ser um elo com o que se pretende ensinar, que este público tem características próprias e um modo de aprender singular e que o incentivo do professor e da família são primordiais para o progresso deste aluno que não teve a oportunidade de completar seus estudos na idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e participação na renda familiar desde a infância).
Fonte:http://pedagoga2013.blogspot.com.br/2012/10/relatorio-de-filme-o-estudante.html


Trailer




Filme em espanhol






Filme em Português







"El Estudiante" comentado na Televisa







Música do filme



 

Mirame Bien
Sofia Maqueo

Perdido en algun lugar
enfermo de soledad
pensé que el amor fugaz
era todo, y de algún modo
tu voz alcanze a escuchar
susurro de un ancho mar
navegas sin rumbo y vas en silencio
como un sueño
por eso yo quiero ser
la luz que te de tambien
fortaleza
cuando sientas desvanecer

Mirame bien
quiero saber a donde voy 
mirame bien 
quiero apagar este dolor
porque este amor que siento 
va cresiendo
muy adentro
por ti 
voy a seguir

Contigo aprendi a sentir
que dar es ya recibir
mi mundo empezo a girar
y es tu alma que me salva
a veces siento temor
cuando me acaba el dolor
tu sonriza me acaricia el corazon

Mirame bien
quiero saber a donde voy 
mirame bien
quiero apagar este dolor
pòrque este amor que siento 
va cresiendo muy adentro por ti 

Mirame bien 
mirame bien

Mirame bien 
quiero saber a donde voy
mirame bien
quiero apagar este dolor 
porque este amor que siento 
va creciendo 
muy adentro 
por ti
voy a seguir

Seguidores

Você se vira em espanhol?